quinta-feira, 9 de junho de 2011

festa junina

Festa Junina é como são chamadas as festas que ocorrem no mês de junho. Confira abaixo a história, origem, música, quadrilha, danças, simpatias, tradições, comidas típicas e Festa Junina Infantil!

História

Há diversas versões sobre a origem da Festa Junina, mas a história mais confiável é que ela surgiu em países católicos na Europa para homenagear São João. Daí também o nome de algumas festas como “Festa de São João”.

Música

São inúmeras músicas cantadas em Festa Junina. Normalmente, elas são muito populares no sentido de serem fácil, com palavras simples, sem muita frescura. É o canto popular mesmo. Dentre as mais famosas estão “Cai, Cai, Balão” e “Pula a Fogueira”.

Quadrilha

Um dos países que influenciaram a Festa Junina no Brasil foi a França. Com isso, as festas herdaram as danças marcadas, uma dança característica dos nobres franceses, que por fim deu origem as quadrilhas.
festa-junina-infantil

Tradição

A Festa Junina é repleta de tradições e simpatias. Por exemplo, a fogueira. Festa Junina que é Festa Junina tem que ter uma fogueira para os casais dançarem a quadrilha em volta. É como um ritual. =D
Outra tradição muito conhecida é a de soltar balão, porém essa prática tem diminuido muito graças as leis que proibem soltar balões. Porque pode ocasionar em queimadas.

Comida Típica

Talvez a maior característica da comida de Festa Junina seja o uso do milho. Ele está nas receitas de pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca e bolo de milho, por exemplo. Obviamente, existe outras delícias como: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente e batata doce.

Festa Junina Infantil

É uma ramificação da Festa Junina convencional só que, claro, para crianças. As crianças, assim como os adultos, se vestem a caráter e dançam. Na maioria das vezes, a Festa Junina Infantil não tem fogueira de verdade para evitar acidentes e não tem o famoso vinho quente. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja bem vindos!!!