domingo, 20 de novembro de 2011

TUDO SOBRE GRAVIDEZ



                                     gravides

 Bem-vindo ao tudo sobre gravidez, aqui você vai encontrar respostas para as dúvidas sobre gravidez mais frequentes. Algumas pessoas têm dúvidas básicas, por exemplo, sobre como acontece a gravidez e quais são os sintomas da gravidez. Outras podem ter dúvidas sobre como evitar a gravidez. Outras querem engravidar e têm dúvidas sobre a saúde pré-natal ou infertilidade e alguns podem se questionar sobre as opções disponíveis para uma gravidez indesejada. Seja qual for a sua situação nós estamos aqui para tentar ajudar você a saber tudo sobre gravidez.

Porque é importante saber tudo sobre Gravidez?

A gravidez é um dos processos criativos mais bonitos da humanidade. Pense em todo o “caminho” que o bebê tem de percorrer no ventre da mãe desde o momento em que é uma minúscula célula até ao momento do seu nascimento. Neste sentido podemos dizer que cada mulher é uma artista que molda até a mais pequena parte do seu bebê.
É muito importante para todas as mulheres que pretendem engravidar aprenderem tudo sobre a gravidez, porque apesar de a gravidez ser um fenómeno completamente normal e natural em que a mulher pode continuar a fazer a maior parte das suas atividades regulares, existe um novo elemento que depende e necessita de cuidados especiais. O seu bebê, a sua obra-prima, precisa de atenção especial desde que é concebido até ao parto.
Do ponto de vista médico, a gravidez é normalmente dividida em 3 trimestres, cada um durando aproximadamente 3 meses. Em cada um desses três trimestres você vai passar por situações e transformações únicas. Se você conhecer antecipadamente as principais alterações em cada um deles, não vai ser apanhada de surpresa quando tiver que passar por determinada situação.
Quanto mais você souber sobre a gravidez, melhor você pode criar o seu bebê, melhor você vai lidar e aceitar as transformações pelas quais o seu corpo vai passar e compreender todo o processo que vai percorrer durante esses 9 meses. Aproveite ao máximo esses 9 meses de gestação, aceite as transformações do seu corpo, fale com o seu bebê, viva tranquilamente. A gravidez é uma experiência única, aprecie cada segundo.
Lembre-se sempre que o acompanhamento médico é imprescindível. A partir do momento em que uma mulher tem conhecimento que está grávida deve obrigatoriamente ser acompanhada regularmente por um médico. Ninguém, nem informação nenhuma (incluindo a informação no tudo sobre gravidez) substituem a opinião do seu médico, cada caso é um caso e deve ser analisado independentemente, por isso, antes de tomar qualquer decisão e por em risco a sua gravidez fale com o seu médico.
site:
http://www.tudosobregravidez.org/


Gravidez Mês a Mês – (1º) Primeiro Trimestre 

A gravidez é uma jornada maravilhosa! É um processo de rápidas alterações e desenvolvimentos onde em apenas nove meses você cria um ser cheio de vida. Acompanhe a sua gravidez mês a mês e saiba as transformações que o seu corpo passa durante os 9 meses de gestação.
Normalmente a gravidez é dividida em três etapas. O primeiro trimestre, o segundo trimestre e o terceiro trimestre. Cada trimestre composto por 3 meses. O primeiro trimestre inicia a partir da última menstruação da mulher e vai até á 12ª semana de gravidez. O segundo trimestre vai da 13ª até á 27ª semana de gravidez. O terceiro trimestre inicia na 28ª semana até ao momento do parto. Estes 3 trimestres têm diferentes acontecimentos a nível físico e emocional que os torna bem distintos e únicos.
Descrever e analisar a gravidez mês a mês é uma forma de subdividir os três trimestres para que você melhor compreenda as transformações que vão ocorrendo em cada momento da sua gravidez.

Primeiro mês de gravidez (semana 1-4) -

Neste primeiro mês de gravidez muitas mulheres nem se apercebem que estão grávidas porque os primeiros sintomas de gravidez são muito parecidos com os da pré-menstruação, e também pela forma como os médicos calculam o tempo de gravidez. Os médicos não contam o tempo de gravidez a começar no momento que você tem relações sexuais e o esperma fecunda o óvulo. As 40 semanas começam a partir do último dia do seu período, desta forma você pode não estar realmente grávida até por volta da 3ª semana quando o esperma fecunda o óvulo. No entanto, pelo final da 4ª semana o ovo fertilizado (chamado de zigoto) já subiu as trompas e se instalou no útero da mulher. É desta pequena estrutura, que mede cerca de 0.1-0.2 mm, que se vão desenvolver todos os órgãos do seu bebê. No final deste primeiro mês algumas mulheres já começam a desconfiar que podem estar grávidas.

Segundo mês de gravidez (semana 5-8) –

A maioria das mulheres descobre que está grávida no segundo mês de gravidez, quando os primeiros sintomas de gravidez começam a ser mais frequentes. Enquanto você está excitada com a novidade da gravidez, o seu bebê está a formar o seu coração, e pela 6ª semana de gravidez você já pode sentir os seus batimentos com o Ultra-som. Na 8ª semana o embrião já mede cerca de 8-11 mm e tem a forma de um “C”. Outros órgãos como os intestinos, rins e olhos também se começam a desenvolver.

Terceiro mês de gravidez (semana 9-13) –

É durante este mês que o seu bebê deixa de ser um embrião e entra no período fetal. Os braços estão mais desenvolvidos, os dedos ganharam forma, os ossos começam a se formar, o cordão umbilical está formado e a placenta começa a funcionar. Com alguma sorte na 13ª semana (final do 3º mês) já pode saber o sexo do seu bebêzinho. No final do terceiro mês acaba o primeiro trimestre e você vai começar a se sentir melhor. Normalmente as náuseas e a fadiga começam a ser menos frequentes e você começa a apreciar o seu corpo.

Gravidez Mês a Mês – (2º) Segundo Trimestre 

Este segundo trimestre é um período de rápido crescimento para o seu bebê – o esqueleto está em desenvolvimento e o bebêzinho começa a ter unhas. Algures neste trimestre a mãe vai sentir o bebê se mexendo pela primeira vez – isto inicialmente parece uma vibração. A sensação se torna mais regular. No final do segundo trimestre (28 semanas) o bebê é geralmente capaz de sobreviver se nascer prematuramente – a maioria dos órgãos do corpo estão funcionando e o bebê está praticando os movimentos de respiração.

Quarto mês de gravidez (semana 14-17) –

Durante o quarto mês a maior parte dos órgãos do seu bebê já estão formados. Neste mês o seu bebê tem cerca de 85 gramas, mede aproximadamente 16 cm e começa agora a sentir as alterações das luzes e sons. A placenta toma conta da produção das hormonas que são necessárias para a sua gravidez, assim você começa a sentir-se um pouco melhor neste segundo trimestre.

Quinto mês de gravidez (semana 18-22) –

O quinto mês é muito especial para muitas mulheres porque o sexo do bebê pode ser em grande parte das vezes determinado durante o Ultra-som, como também o seu movimento começa a ser cada vez mais perceptível. Surge uma fina camada de pêlos (chamada lanugem) para proteger a pele do bebêzinho que tem agora cerca de 285 gramas e mede sensivelmente 25 cm. É neste mês que se começa a notar cada vez mais a sua gravidez pelo tamanho da sua barriga. Por volta das 20 semanas o seu útero cresce aproximadamente 1 cm por semana.

Sexto mês de gravidez (semana 23-27) –

Se ainda não leu para o seu bebê é uma boa altura para começar pois os seus ouvidos podem ouvir a sua voz. Os lábios e sobrancelhas começam-se agora a formar e a lanugem escurece. O seu bebêzinho começa agora a mexer-se cada vez mais, pode abrir e piscar os olhos e pratica a respiração para quando nascer. Tem neste mês aproximadamente 600 gramas e mede cerca de 30 cm.

Gravidez Mês a Mês – (3º) Terceiro Trimestre 

Os últimos três meses de gravidez são um período de crescimento para o bebê onde ele constrói as reservas de gordura e fica pronto para o nascimento. O Cabelo e as unhas estão crescendo e a pele do bebê parece nesta fase menos enrugada. O pequeno corpo parece mais arredondado, e os pulmões estão se a desenvolver e se preparando para o nascimento e sobretudo para o mundo exterior. É normal muitas mulheres sentirem-se novamente mais cansadas pois o bebêzinho começa a ficar mais pesado e a dificultar um bocadinho o movimento. As idas frequentes ao banheiro também tornam a ser mais frequentes.

Sétimo mês de gravidez (semana 28-31) –

O sétimo mês marca o início do terceiro trimestre e a contagem regressiva para o dia do nascimento do seu bebê. Tanto a mãe como o bebê continuam a crescer. É normal neste período começar a virar a cabeça para baixo. Atinge neste mês cerca de 1kilo e tem aproximadamente 35 cm.

Oitavo mês de gravidez (semana 32-35) –

O seu bebê está cada vez mais perto do dia do nascimento. A íris do olho já abre e fecha em resposta á luz. Os seus olhos abrem e fecham por vontade do seu bebê e até as unhas já chegaram até á extremidade do dedo. É um dos meses em que o seu bebêzinho ganha mais peso (gordura e tecido muscular), atingindo aproximadamente 1.7 kilos e mede cerca de 40 cm.

Nono mês de gravidez (semana 36-40) –

Chegamos ao fim da jornada! Neste último mês de gravidez são feitos os ajustes finais. Os órgãos do seu filhote já estão formados há muito tempo e no momento do parto ele terá cerca de 45 a 55 cm de comprimento e vai pesar cerca de 2,2 Kg e 3,2 Kg. Você irá começar a sentir contrações enquanto se prepara para entrar em trabalho de parto. Também os seus seios fazem as preparações finais para a amamentação do seu filhote.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja bem vindos!!!